Educação Educacional

Como apoiar o estudo das crianças durante a quarentena

Escolas EAD são uma alternativa para manter os estudos durante a pandemia

O isolamento social, resultado da pandemia do novo coronavírus, mudou completamente a rotina das pessoas. Além dos cuidados necessários com a saúde, atividades simples precisaram ser adaptadas. A suspensão das aulas em todas as modalidades de ensino é um exemplo disso. Escolas, alunos e os pais precisaram se adequar ao novo formato.
O ensino a distância não é comum na educação básica e muitas famílias precisam lidar com a modalidade. Por conta disso, separamos algumas dicas sobre como apoiar os estudos dos filhos na quarentena.

VOCÊ DESEJA ACELERAR O APRENDIZADO DO SEU FILHO EM TEMPOS DE QUARENTENA? TAREFINHA KIDS

EaD nas Escolas

Com a suspensão das aulas em todo o país, a principal alternativa adotada são as aulas online, envio de atividades por Whatsapp e vídeos no Youtube. Apesar de eficiente, a educação a distância nas escolas não substitui o ensino presencial e também precisa de bastante planejamento. As instituições precisam de planejamento, canais de comunicação com os pais e estudantes, além de definição de um plano de estudos. Nesse processo, os pais possuem um papel fundamental, pois são capazes de auxiliar e estimular a busca pelo aprendizado. Por isso, separamos algumas dicas sobre como é possível ajudar as crianças e adolescentes com as aulas online na quarentena.

Crie uma rotina

Criar uma rotina ajuda o aluno em sua organização com a nova forma de aprendizado. Algumas instituições estão mantendo o mesmo horário de aulas que o presencial, em outras a situação está mais flexível. Independente da situação, a rotina também ajuda os pais a lidarem com as demais tarefas do dia. Outro fator importante é que a readaptação será mais tranquila quando a situação se normalizar.

Incentive atividades físicas

Com o isolamento social, as crianças não podem mais sair de casa para se divertirem com os colegas ou até mesmo correr pelos corredores da escolas. Por isso, a prática de atividades físicas ajuda a evitar futuros problemas de saúde. Elas também contribuem para a concentração.

Intercale os estudos com atividades de lazer

Apesar da quarentena não ser férias, isso não significa que o maior tempo livre em casa não possa ser utilizado para curtir um tempo juntos em família. Além disso, atividades de lazer também são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e ajudam na criatividade, socialização, cognição, entre outros.

Dê suporte

O auxílio dos pais nesse momento é importante para os alunos conseguirem lidar com as mudanças pelas quais estão passando. As crianças devem estar por dentro da situação que está acontecendo no mundo, mas não precisam viver em estado de terror. Outro fator importante é mostrar que, mesmo em casa, as responsabilidades precisam ser cumpridas e a quarentena não é férias, mas um período necessário para cuidar da saúde de todos.

 

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva
Centenas de crianças já estão desenvolvendo e acelerando o aprendizado da leitura e a escrita e muito felizes com nosso material. 😍 👶👧
Vai deixar seu tesouro esperando mais? Não né, amiga? Seu pequeno ou pequena merece o melhor, VAI AMAR! ❤️
DEMONTRATIVO GRÁTIS
Quer Receber um Demonstrativo Grátis do Tarefinha Kids em seu e-mal?
E-mail inválido! Confirme se está correto e tente novamente.
Sim, Quero!
  • gmail.com
  • outlook.com
  • outlook.com.br
  • yahoo.com
  • yahoo.com.br
  • hotmail.com
  • live.com
  • icloud.com
  • bol.com.br
  • ig.com.br
  • terra.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!