Como Aumentar Visibilidade no Instagram Usando Hashtag

Por Adailson Reis

Se você utiliza seu Instagram para negócios já deve ser te deparado com vários perfis com hashtag em publicações. Saiba como utilizar hashtag para potencializar a visibilidade das suas publicações e Stories no Instagram.

O problema é que muitas pessoas não entendem o valor do uso das hashtags nas publicações e os que utilizam muitas vezes até o fazem de maneira errada.

Elas são muito mais do que um link clicável, ela tem a capacidade de gerar tráfego qualificado.

Função da Hashtag

A hashtag, representada pelo símbolo #, tem como função separar em categoria os conteúdos na internet. Ela vem sempre acompanha de um termo, separando aquela tag em um determinado grupo.

Assim, quando um usuário clicar no link ou buscar por um termo no instagram ele encontrará o grupo de conteúdo que possui essa tag, encontrando assim a sua imagem ou vídeo, caso tenha utilizado deste recurso.

Ao pesquisar o grupo pela hastag, o que definira o rankeamento da publicação dependerá de vários fatores, como o tempo, popularidade do perfil e o engajamento com a publicação.

A visibilidade da publicação no grupo de tags é uma ótima oportunidade para gerar novas descobertas ao seu negócio quando são devidamente utilizadas.

Como utilizar as Hashtags de Forma Correta

 

O uso das hashtags pode trazer grandes benefício em visibilidade, como já foi citado anteriormente, agora devemos definir os meios corretos para utilizar esse recurso extraindo o máximo de seu potencial.

  • Posição

O uso da hastag pode ser feito na descrição da publicação e no primeiro comentário.

É recomendado que seja feito no primeiro comentário das publicações por dois motivos:

  • Gatilho da Prova Social

Se trata de um comportamento que faz com o que as pessoas estejam mais aptas a fazer o que já está acontecendo, o que seria uma chance a mais de comentar em uma publicação que já possui comentários.

  • Poluição Visual

Ao colocar as hashtags nos comentários, você evitará poluição visual na descrição da sua publicação, que ficaria cheia de links caso tivesse feita no mesmo.

  • Quantidade

Não se engane ao pensar que a quantidade de hashtags fará com que sua publicação atinja o objetivo de visualização e engajamento.

A quantidade nesse contexto nem sempre quer dizer qualidade, é necessário buscar as melhores tags que se adequem ao seu negócio e estilo de publicação, muitas vezes utilizando até a sua própria tag.

A hashtag que você for usar, precisa fazer sentido com a publicação e precisa ser pensada analisando o público alvo.

Em alguns casos, não faz sentido que hashtags em inglês sejam utilizadas em publicações brasileiras, pois atingirão um público que muitas vezes não ira interagir com sua publicação.

  • Pesquisa

É possível realizar pesquisar de tags através de ferramentas para encontrar as que mais se adequam ao seu negócio, sendo elas :

  • Keyhole;
  • Websta;
  • TopHashtags;

Além disso, existem aplicativos para realizar esse tipo de pesquisa, como o Tag It, disponível para Apple Store e Google Play.

Pesquise tags utilizadas pelos concorrentes, realizando pesquisas também no próprio buscador do instagram, verificando hatshags similares.

Uma maneira simples para encontrar tags similares é utilizando o buscador de tags da Postcron, basta clicar no link.

  • Hashtags nos Stories

Os Stories também são separados em categorias quando se utiliza o recurso de tags assim como as publicações, porém existem grandes vantagens que não são possíveis no feed.

No Stories é possível adicionar uma hastags e com um movimento de pinça com os dedos, diminuir a um tamanho que deixe de ser visível na tela.

Dessa forma, seu Stories não aparecerá nenhuma tag, porém ele será destacado no grupo da mesma maneira por ter a mesma inclusa.

  • Branded Hashtags

No lançamento de um novo produto ou alguma novidade da empresa, como uma campanha ou até mesmo um sorteio, é possível que seja levantada uma tag exclusiva da sua empresa voltada a sua marca.

Como é o caso da Nike, que tira grande proveito do Instagram com sua campanhas publicitarias, que através do perfil @nikerunning com mais de 5,5 milhões de seguidores, conseguiu reunir uma comunidade global de corredores levantando a hashtag #werundirty.

Hoje a tag #nikerunning acumula mais de 5,3 milhões de publicações, provando assim o potencial do uso das hashtags em campanhas publicitárias.

Várias pessoas ao redor do mundo, fazem publicidade a Nike através das tags, essas mesmas que foram viralizadas estrategicamente

GUIA COMPLETO PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DO INSTAGRAM – Baixe Gratuitamente 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!